Dra Lais Maltarolo

Cirurgia íntima

A cirurgia íntima, também conhecida como cirurgia plástica genital ou ninfoplastia, é um conjunto de técnicas cirúrgicas que visa uma simetria e harmonia entre lábios internos, lábios externos, clitóris, capuz clitoriano e pregas acessórias. 

A cirurgia íntima não é puramente estética, essas alterações causam incômodo durante a utilização de roupas justas, práticas esportivas, higiene local, além de transtornos em relação à aparência que podem causar impacto significativo na auto estima e prazer.

Ninfoplastia ou Labioplastia

A Labioplastia é um procedimento cirúrgico que visa reduzir tamanho, forma e aparência dos lábios vaginais. Também conhecida como Ninfoplastia, a Labioplastia é indicada para mulheres que desejam melhorar a estética da região genital ou enfrentam desconforto físico devido a lábios vaginais de tamanho aumentado ou pendentes, assimétricos, enrugados, flácidos, de coloração escurecida ou também para mulheres que sintam desconforto ou constrangimento na vida íntima, ao usar roupas justas como, por exemplo, as de academia, de banho, na praia ou na piscina.

 
A causa desse excesso de pele pode decorrer de vários fatores como genética, alterações hormonais, envelhecimento devido a perda de colágeno e outros fatores.

Benefícios da Labioplastia:

  • Melhora estética;
  • Alívio do desconforto físico;
  • Alívio da dor devido atrito com as peças intimas;
  • Melhora da higiene pessoal;
  • Aumento da autoconfiança.

Capuzplastia

A Capuzplastia, também conhecida como cirurgia de redução do capuz do clitóris, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reduzir o tamanho, remodelar o tecido que cobre o clitóris, melhorando sua exposição durante a relação sexual, facilitando assim um maior estimulo e sensibilidade.

Essa cirurgia é indicada para mulheres que possuem um capuz do clitóris excessivamente grande ou assimétrico, deixando a região flácida e com pregueamentos (pregas acessórias). Essa flacidez pode recobrir o clitóris parcialmente ou totalmente, levando a diminuição da sua excitação, dificultando dessa forma o orgasmo feminino, além de dificultar sua higiene e favorecer infecções. 

É importante salientar que a cirurgia que trata do capuz do clitóris NÃO ALTERA a sensibilidade.

  • Melhora estética;
  • Aumento da sensibilidade;
  • Alívio de desconforto;
  • Aumento da autoconfiança.

EXÉRSE DE PREGAS ACESSÓRIAS

As pregas acessórias, localizadas ao lado do capuz clitoriano, são alterações anatômicas normais, mas algumas mulheres podem sentir desconforto estético devido ao excesso de pele. A exérese das pregas acessórias é um procedimento cirúrgico delicado que envolve a remoção do excesso de pele com suturas intradérmicas usando fios absorvíveis, resultando em cicatrizes menos visíveis. É importante lembrar que essa é uma escolha estética e que é fundamental buscar informações detalhadas e um cirurgião plástico qualificado antes de decidir pela intervenção. Considerar opções não cirúrgicas e aconselhamento psicológico também é válido. A saúde e bem-estar da paciente devem ser priorizados em qualquer procedimento médico.

Benefícios:

  • Facilita a Higiene;
  • Aumento da sensibilidade;
  • Melhora a exposição do clítoris.